Introdução  //  Problemas  //  Justificativas  //  Metodologia  //  Objetivos

>> Introdução

Um trabalho de pesquisa em comunicação é importante para que estudantes e profissionais conheçam melhor suas ferramentas de trabalho, principalmente quando se tratam de novas tecnologias, para que não se limitem a repetir o que já foi criado e busquem novidades através do conhecimento.

O jornalismo on-line é também chamado de webjornalismo, ciberjornalismo e jornalismo digital. Entretanto, o termo escolhido para guiar este trabalho foi "jornalismo on-line", que diz respeito a qualquer jornalismo praticado na internet, enquanto o termo "jornalismo digital" refere-se a toda tecnologia que trabalhe com dígitos (e não somente ao computador), o termo "webjornalismo" refere-se somente ao jornalismo praticado na web (apenas um dos serviços da internet, embora o mais importante) e o termo "ciberjornalismo" está relacionado com a cibernética, uma ciência em particular. Entretanto, ignorando a terminologia da palavra, todos estes termos podem ser usados para nomear a atividade jornalística na internet.

Muitos são os questionamentos que surgiram em torno do jornalismo on-line, que tem conquistado cada vez mais leitores e anunciantes. Será que o jornal impresso está com seus dias contados? O que pode ser feito para solucionar a crise enfrentada pelos impressos? E quanto aos jornais on-line, quais são suas metas? Estão obtendo lucro ou são apenas estratégias de consciência de marca dos jornais tradicionais? Enfim, qual o meio de divulgação de informações que oferece maiores possibilidades aos leitores?

Desta forma, a proposta deste trabalho é estudar o processo de produção dos jornais on-line, considerando a ascensão da mídia internet e enfatizando os aspectos que foram herdados do jornal impresso, e também, apontar as vantagens da internet para o jornalismo, tanto no aspecto econômico quanto profissional.

>> Formulação do problema

A maior dificuldade do jornalismo on-line é despertar o interesse do leitor e fazê-lo ler um texto integralmente, pois os usuários dispõem de pouco tempo e procuram praticidade. Assim, o jornal on-line precisa diferenciar-se do impresso, explorando os diversos recursos que a internet oferece.

Para realizar esta tarefa, o jornalista precisa conhecer a influência da tecnologia no jornalismo impresso e suas conseqüências, para não cometer os mesmos erros que têm reduzido os leitores e anunciantes dos impressos, problemas estes que podem ser solucionados no jornalismo on-line com o correto planejamento do website e domínio da mídia internet.

A geração de receita pelos jornais on-line é outro problema considerável. Os jornais on-line não possuem assinaturas como os impressos, dependendo quase que totalmente das verbas publicitárias. Há fontes alternativas de receitas, mas estas representam uma pequena porcentagem. Esta dependência em relação a publicidade acaba resultando em uma certa convergência que influencia toda a produção on-line, inclusive o conteúdo editorial.

Seria possível então, uma relação saudável - do ponto de vista ético e profissional - entre jornalismo e publicidade? Como funciona a venda de espaços publicitários dentro dos jornais on-line? Como é vista na internet a questão dos press releases? Enfim, é preciso um estudo aprofundado sobre a influência da tecnologia e da publicidade na produção jornalística on-line.

>> Justificativas

O mercado de trabalho para o jornalista on-line está crescendo. O jornalismo na internet tornou-se uma área respeitada, um mercado de trabalho em ascensão que exige conhecimentos específicos dos profissionais. Muitas empresas já desenvolveram redações especificamente para a web e o jornal tradicional que não possuir sua versão on-line estará logo ultrapassado.

Os anunciantes estão transferindo parte de suas verbas publicitárias para a internet. Entre os sites mais anunciados estão os jornais on-line, o que exige dos jornalistas, tanto conhecimentos em informática quanto o empreendedorismo publicitário, para que possam exercer suas atividades de forma eficaz.

Por isso, conhecer a influência da tecnologia e saber lidar com a dependência da publicidade é essencial para que o trabalho jornalístico on-line seja ético e coerente com suas funções sociais, respeitando os limites impostos pela concentrada fonte de receita na publicidade.

Mesmo que não seja possível manter uma equipe publicando notícias em tempo real, pelo menos uma vaga vai existir em todo jornal on-line: a do jornalista que adapta para a web as matérias de outras mídias. Entretanto, apesar de ser uma área promissora, é notável a ausência de materiais didáticos que auxiliem sua prática profissional.

>> Metodologia

Para execução deste trabalho foi realizado um estudo do estado da arte jornalismo on-line, juntamente com as técnicas para redação on-line e fundamentos de webdesign. Alguns jornais on-line existentes e relevantes foram analisados quanto a sua funcionalidade e objetividade, para que fosse possível a criação de parâmetros que guiassem esta pesquisa. Após este processo, foi desenvolvido um guia teórico e prático para webjornalistas, disponível parcialmente nas partes 1 e 2.

Adotando o paradigma teórico-crítico, esta pesquisa inclui também o estado da arte da publicidade na internet, revisando a literatura existente sobre o tema e traçando um paralelo com o jornalismo on-line para comprovar a influência da publicidade na produção jornalística na internet. Os dados obtidos foram discutidos criticamente para comprovar a especulação de que, tanto no jornal impresso quanto no on-line, existe uma convergência significativa entre publicidade e jornalismo.

>> Objetivos

Objetivos gerais: A peça prática escolhida para esta pesquisa - que estuda o jornalismo praticado pela internet - é o site webjornalismo.gelsonamaro.com, que disponibiliza parcialmente o conteúdo deste trabalho, servindo de guia para estudantes e profissionais. A escolha de um website como peça prática se deve ao fato de que este é justamente o principal suporte do jornalismo on-line, sendo portanto a forma mais conveniente de abordar o assunto e aplicar os conhecimentos teóricos.

Objetivos específicos: A pesquisa visa reunir técnicas de webdesign e aplicá-las ao jornalismo, criando um guia teórico e prático para auxiliar a atividade profissional do jornalista on-line. Este guia é disponível parcialmente e está sendo expandido em uma nova próxima pesquisa, visando atender estudantes e profissionais interessados em se aprofundarem no jornalismo on-line.

  


webjornalismo.gelsonamaro.com // Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático

Conteúdo registrado na Biblioteca Nacional e protegido pelos Direitos Autorais

Incluir nos favoritos

Voltar para a página inicial

Entrar em contato