Parte 1  >>  Características do leitor contemporâneo

Embora sejam muitas as criticas contra a industria cultural e a informação massificada, as pessoas tornaram-se mais informadas, conscientes e exigentes e nem sempre aceitam tudo aquilo que meios de comunicação veiculam.

O leitor contemporâneo sabe, que acima de tudo, é um consumidor, que raciocina e se comporta de acordo com os padrões capitalistas de sua época. No entanto, ele procura a melhor forma de satisfazer suas necessidades, avaliando as vantagens que as diferentes empresas oferecem para só então cumprir o seu papel na sociedade: consumir.

"O avanço tecnológico da mídia acabou gerando um receptor mais informado, mais seletivo, mais exigente, mais participativo, mais conhecedor dos seus direitos, mais preparado para exercer de corpo inteiro a cidadania. A qualidade técnica dos produtos, tanto quanto os seus conteúdos, são cotejados, são comparados, são avaliados o tempo todo por esse receptor do novo século que já não se deixa enganar. Ele muda de canal quando o programa de rádio ou de TV está excessivamente chato, verborrágico, desagradável, agressivo, falso etc. Este é o seu modo de punir a informação de má qualidade" (CAMPOS, 10/07/04).

O jornal impresso precisa, portanto, diferenciar-se dos concorrentes e oferecer um produto de qualidade, fornecendo informações detalhadas e direcionadas para os diferentes nichos de consumidores, sem, no entanto, abrir mão da credibilidade tão exigida no mercado de informações.

Por muito tempo, pensava-se mais no status que determinada matéria geraria nos círculos jornalísticos do que em sua real importância para o público, o que tem mudado progressivamente com a concorrência feroz do impresso contra os jornais em tempo real. Desta forma, tanto o jornalista do impresso como do on-line, tem de ser um profissional multimídia que pensa e escreve para o leitor.

  


webjornalismo.gelsonamaro.com // Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático

Conteúdo registrado na Biblioteca Nacional e protegido pelos Direitos Autorais

Incluir nos favoritos

Voltar para a página inicial

Entrar em contato