Parte 2  >>  Marketing na internet

A mistura constante de informações, entretenimento, notícias, integridade editorial e publicidade, criaram novos desafios e novas maneiras de se fazer marketing na indústria da comunicação, em especial na internet.

Boa parte dos usuários ainda reluta em fazer negócios nas web, em especial os mais velhos - que ocasionalmente possuem maior renda - pois duvidam da privacidade e segurança da rede. Mesmo com tais dificuldades, o marketing direto está se tornando realidade na rede, pois a internet tem muito mais a oferecer do que os meios tradicionais.

O fundamento do marketing direto eficaz encontra-se na capacidade de vender produtos ou serviços a um certo custo por venda efetuada. Com a capacidade da internet de monitorar as vendas feitas, correlacionando-as com um certo anúncio em um site específico, a utilização da web torna-se muito vantajosa para os profissionais de marketing.

Os usuários na web estão em busca de informação. Quando uma pessoa visita o site de uma empresa, espera encontrar informações sobre seus produtos. As empresas estão apreendendo a desenvolver estratégias inovadoras na internet, que seduzem as pessoas não só a navegar, mas também a consumir.

A tradição de mesclar humor com informação se fortaleceu e são muitos os sites espirituosos, informativos e bem sucedidos. A credibilidade de uma marca tem mais chances de sucesso quando a informação é oferecida em um contexto e o que faz a internet interativa também faz a comunicação muito pessoal. Na internet, a organização não está falando para uma pessoa, mas sim conversando com ela.

Quanto ao marketing via e-mail, se bem feito pode ser muito eficaz. Se malfeito, pode arruinar a reputação de uma empresa. Deve-se levar em conta que, com tamanha concorrência, uma das mercadorias mais valiosas da internet é a atenção das pessoas. Por isso, a atenção deve ser conquistada e não imposta, seja por anúncios ou e-mails inconvenientes.

Por fim, os anunciantes agora estão preocupados em construir e manter as suas marcas na mente dos consumidores, o que pode ser feito a um baixo custo na internet, exibindo uma infinidade de banners em outra infinidade de sites, comprando, muitas vezes, pacotes com milhares de inserções.

Saber tirar vantagens que gerem valores de marca para seus anúncios é o objetivo da maioria dos anunciantes. Isso inclui veicular anúncios publicitários mesmo para os usuários que não dão cliques. Para os jornais on-line, sites que estão entre os primeiros de maior audiência, significa boa geração de receita e conseqüentemente, desenvolvimento e ampliação do mercado de trabalho para os webjornalistas.

  


webjornalismo.gelsonamaro.com // Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático

Conteúdo registrado na Biblioteca Nacional e protegido pelos Direitos Autorais

Incluir nos favoritos

Voltar para a página inicial

Entrar em contato