Parte 1 >> Principais critérios

  • O conteúdo constitui a parte fundamental de um jornal. Embora o design desempenhe um papel importante para impulsionar as vendas, podemos considerá-lo apenas como embalagem e não como produto.

  • Toda publicação atende a um determinado segmento do mercado. Sua produção deve ser direcionada a este público, visando criar uma identidade que agrade sua principal fatia de consumidores.

  • Todas as páginas devem possuir um ritmo coerente com os padrões da publicação. O design das páginas internas também merece atenção, assim como todos os cadernos do jornal.

  • Fotos sem conteúdo não agregam valor no jornalismo, sendo consideradas perda de espaço. As fotos precisam estar coerentes com as notícias que acompanham e ajudar o leitor compreendê-las.

  • A participação do leitor no processo jornalístico é fundamental. A redação deve estudar formas de entrar em contato com os leitores e procurar atender suas expectativas.

  • É necessário produzir material diferenciado, sem medo de correr riscos ou fugir dos padrões. A criatividade pode fazer diferença nos pequenos detalhes da publicação, seja em títulos, legendas ou imagens.

Conclusões obtidas segundo os critérios utilizados pela Society for News Design para avaliar e premiar os jornais de melhor aspecto visual no mundo, estabelecidos por Jim Jennings (JENNINGS, 2004) e publicados no Brasil por Ricardo Noblat no Correio Braziliense de 03/08/99.

  


webjornalismo.gelsonamaro.com // Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático

Conteúdo registrado na Biblioteca Nacional e protegido pelos Direitos Autorais

Incluir nos favoritos

Voltar para a página inicial

Entrar em contato