Parte 2  >>  Tipologia digital

Semelhante aos jornais impressos, o texto é o principal elemento dos jornais on-line. Por isso, a tipologia, que é o estudo dos tipos (fontes, letras) deve ser utilizada na internet, para que a leitura do texto digital seja realizada sem dificuldades.

Os sites devem respeitar uma das principais regras do design impresso, a de não utilizar muitas fontes numa mesma página. O uso de duas fontes já é o suficiente para criar toda uma variedade de títulos, subtítulos e textos que dão conta da maioria dos trabalhos.

Uma dica importante é utilizar fontes sem serifa e em negrito para os títulos e com serifa para textos longos, uma combinação que garante estética e legibilidade. Evite usar fontes itálicas. São menores, mais compridas e podem prejudicar a leitura.

É preciso também utilizar o mínimo de fontes comuns a todos os usuários, aquelas que todos possuem. Por exemplo, a fonte Geordia foi desenhada especialmente para a tela do monitor. É percebida pelos usuários como fácil de ser lida, mais definida e ainda mais legível do que a Times New Roman.

A Tahoma e a Verdana foram desenvolvidas para a tela do computador e apresentam como principais características o maior espaçamento entre as letras e maior altura. Mesmo assim, a Arial é a fonte sem serifas mais popular e amplamente disseminada na web (é também a fonte utilizada neste site).

Outro recurso é anexar as fontes ao arquivo da página. Assim, ao abri-la, as fontes serão baixadas automaticamente. Porém, isto irá pesar no tempo de abertura. Por isso, o ideal é utilizar fontes padrões ou listar possíveis substituições (que podem ser estabelecidas na programação da página) para aumentar as chances de que o usuário as tenha.

No webjornalismo, as fontes devem receber especial atenção. Para temas formais, como economia e política, que espera-se que atraia pessoas mais velhas, as fontes devem ter tamanhos maiores, para facilitar a leitura de pessoas provavelmente muito ocupadas e amenizar a fadiga visual de pessoas de idade avançada.

  


webjornalismo.gelsonamaro.com // Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático

Conteúdo registrado na Biblioteca Nacional e protegido pelos Direitos Autorais

Incluir nos favoritos

Voltar para a página inicial

Entrar em contato